quarta-feira, 26 de novembro de 2008

S.O.S SANTA CATARINA

Entregue sua doação nos dias 29 e 30/11/08
No Espaço Cultural
Rua Caetano Dias Pereira nº 28
JARDIM SÃO LUIS
Próximo a Padaria Rainha do Bairro

MUTIRÃO DE PAPANICOLAOU

lOCAL: UBS JARDIM CELESTE
Data 12 e 13 de dezembro (Sábado)
Horário: 07:30 às 16:00hs

Não Esqueça de Trazer:

- Cartão SUS
- R.G.
- Cartão Família
- Comprovanmte de Residência

Orientações

Não ter relação sexual 03 dias antes da coleta
Não estar Menstruada
Coletar o exame 5 dias após o término da menstruação
Não utiliar pomada ou creme vaginal
Não utilizar ducha íntima
Realizar higiene íntima

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

História do Jardim São Luis

O Bairro Jardim São Luiz pertencia ao subdistrito de Santo Amaro, e era marcado pela fé, pois em sua entrada situava-se a capela Nossa Senhora da Penha, festejada em 8 de setembro como padroeira do município da Capital, e festejada por tropeiros que vinham com gado da região rural de Itapecerica da Serra para matadouros de Santo Amaro. Era a última etapa antes de atravessarem o Rio Pinheiros, de águas límpidas, com uma vista panorâmica privilegiada da cidade de São Paulo, em franca expansão industrial.
Atas documentadas de 1957 a 1961 contêm a iniciativa da construção da Igreja do padroeiro da juventude, São Luiz Gonzaga, cujo dia comemora-se a 21 de junho e que ficou oficialmente instituído com aprovação da câmara municipal em 10 de junho de 1997.
As decisões administrativas dos bairros emergentes partiam da subprefeitura de Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto.
Haviam bairros já instituídos, como o Capão Redondo, em 1912, haviam fixado lá as bases do Instituto Adventista de Ensino. A denominação “Capão” provém de caçadores que avistavam do alto de colinas um descampado para a prática da caça, farta na região.
A Estrada de Itapecerica margeia o bairro da Vila das Belezas que, já em 1924, constava como núcleo implantado pelas famílias Gazzotti, Grassmann e tantas outras que se avizinhavam ao bairro Jardim São Luiz.
Em 1956, o bairro São Luiz implantou a “Sociedade Amigos de Bairro”, situada na atual Caetano Dias Pereira, que recebeu políticos, tendo papel importante na época, pelas benfeitorias requeridas para o desenvolvimento deste bairro da periferia de São Paulo.
Mas hoje há ainda um árduo trabalho a ser realizado no “Jardim São Luis”, trabalho este que depende da sensibilidade de cada um para com o espaço social e o bem estar das comunidades.

AMA Especialidade Jardim São Luis

A AMA Especialidade Jardim São Luiz tem capacidade para cinco mil consultas por mês. O parceiro da Secretaria Municipal da Saúde na gestão desta unidade é a Organização Social Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim).

Ao lado do prédio da AMA do Jardim São Luiz, a AMA Especialidade já realizou 600 consultas desde o início de suas atividades, no último dia 14, divididas entre as várias especialidades: 100 de ortopedia, 131 de cardiologia, 75 de neurologia, 59 de urologia, 76 de endocrinologia, 56 de reumatologia e 103 vasculares. No setor de exames, foram realizadas 48 ultra-sonografias e 69 eletrocardiogramas.

Esta AMA Especialidade é o segundo equipamento de saúde do gênero a entrar em funcionamento na Zona Sul da Cidade - o primeiro foi a AMA Especialidade Capão Redondo. De acordo com a Coordenadoria de Saúde da Região Sul, as duas unidades permitiram reduzir o tempo de espera para a marcação de consulta de algumas especialidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais públicos da região. Um exemplo é a ortopedia, cuja espera de seis meses foi reduzida hoje para cerca de dois meses. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é que a instalação de mais unidades do gênero termine com a fila de espera nas principais especialidades.

Para ter acesso às AMAs Especialidades, o paciente precisa passar inicialmente por um clínico-geral da UBS ou da AMA. As AMAs Especialidades atendem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

AMAS Especialidades em funcionamento na cidade

AMA Especialidade Capão Redondo
Rua Comendador Santana, 774 - Capão Redondo - Zona Sul

AMA Especialidade Vila Bertioga
Rua Farol Paulistano, 410 - Alto da Mooca - Zona Leste

AMA Especialidade Texima
Avenida Marechal Tito, 6.577 - Itaim Paulista - Zona Leste

AMA Especialidade Jardim São Luiz
Rua Luiz Antonio Verney, 98 - Jardim São Luiz - Zona Sul

AMA Especialidade Santa Cecília
Rua Vitorino Carmilo, 599 - Santa Cecília - Centro

AMAs

A iniciativa de criar as AMAs Especialidades foi conseqüência também da receptividade da população ao modelo proposto pelas AMAs. Implantadas em 2006 para dar apoio às UBSs e aos Prontos-Socorros (PSs), as AMAs têm como principal finalidade facilitar o acesso da população a serviços de saúde de baixa e média complexidades, ajudando a desafogar o atendimento nas unidades que cuidam de outras especialidades, urgências e emergências. Como não há necessidade de marcar consultas, nas AMAs os pacientes têm atendimento rápido, sem aumentar a demanda nos hospitais, e facilidade para resolver problemas menos graves, como dores de cabeça, crises respiratórias e viroses.

Nas AMAs são feitas ainda coletas de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raios x. Quase a totalidade dos pacientes que chegam às AMAs é atendida e liberada no mesmo dia. Aqueles que apresentam quadros clínicos que exigem acompanhamento são encaminhados para especialistas em UBSs ou hospitais públicos. Ao todo, a atual administração já criou 115 AMAs, responsáveis por 1,2 milhão de atendimentos mensais.

Pavimentação Asfáltica no Bairro São Luiz

O antigo sonho de moradores, principalmente para aqueles que residem ou trafegam pelas ruas Guerino Mardegan, Josephina Brum Barione, Antonio Garcia, Carlos de Mello, Jaime de Franceschi, Ângelo Conrade e Rua Um, estão podendo ver os seus sonhos realizados depois de mais quatro anos de espera pela chegada do asfalto.

As obras que começaram no dia 24 de março e que foi concluída pela prefeitura municipal, receberam mais de três mil metros de guias e sarjetas e 15 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, conforme números fornecidos pelo Departamento de Obras do Município.

Como bem lembrou uma moradora do bairro – “Parece que estamos vivendo um sonho. Rua asfaltada era o que precisava para melhorar e acabar com os problemas de lama, poeira e desvalorização dos imóveis”.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Plano Diretor do Bairro Jardim São Luis

05/10/2007 - M'Boi Mirim
A Subprefeitura M’Boi Mirim está desenvolvendo o primeiro Plano Diretor de Bairro da cidade de São Paulo, que será no Jd. São Luiz.
Para garantir que esse Plano contemple as necessidades e desejos dos moradores, é fundamental a participação de toda a comunidade, que se dá através da conversa com os técnicos da Subprefeitura e com as entidades envolvidas, através das respostas às pesquisas, da participação nas assembléias, além, é claro, das conversas entre vizinhos e amigos.
Para que serve um Plano Diretor de Bairro?
O Plano Diretor de Bairro define como o morador acha que o bairro deve ficar no futuro, de um modo completo, de maneira que nenhum equipamento público falte no bairro. O Plano também serve de instrumento para garantir que os direitos do morador sejam atendidos pelo poder público, uma vez que, depois de aprovado pelos moradores do bairro, esse Plano vira lei – a Lei do Plano Diretor de Bairro -, que deve ser aprovada pela Câmara Municipal.
O objetivo da elaboração de um Plano Diretor de Bairro é controlar e ordenar o crescimento do bairro, aumentando, assim, a qualidade de vida de seus moradores.
Como o morador do Jd. São Luiz pode ajudar na elaboração do Plano Diretor de Bairro?
O morador do Jd. São Luiz é quem vai definir o que ele e seus vizinhos querem que seja feito para melhorar o bairro e qual a ordem de prioridade para essas melhorias. A partir daí, Subprefeitura e comunidade elaboram uma Lista de Ações Estratégicas para o bairro, relacionando as ações a curto, médio e longo prazo e o custo de cada uma. Neste documento deverá constar tudo o que o bairro precisa que dependa dos governos federal, estadual e municipal, desde infra-estrutura (pavimentação, água, esgoto, iluminação, drenagem) até os equipamentos sociais (creches, escolas, postos de saúde, praças). Nesse documento também deverão constar programas considerados estratégicos para o bairro, como estabelecimento de cooperativas, instalação de espaços culturais, ajuda a micro-empresários.
Com o levantamento de prioridades e de custos, prefeitura e moradores do Jd. São Luiz têm base para fixar um compromisso conjunto de execução do Plano Diretor de Bairro.
No decorrer desse processo, são discutidos o zoneamento de usos do bairro e o controle do tipo, do volume e da velocidade dos veículos que circulam pelo bairro. Isso dá segurança aos moradores e devolve à rua o seu caráter de vivência comunitária.
Com a ajuda de cada morador, o Plano Diretor de Birro também deverá identificar possíveis situações irregulares do bairro, de acordo com a legislação urbanística estadual ou municipal, no que se refere ao parcelamento do solo, loteamentos ou ocupações coletivas, edificações. Isso possibilita deixar mais claro ao poder público e ao cidadão quais os direitos e deveres de cada um. Dessa forma, a regularização fundiária, seja do loteamento, das áreas ocupadas ou dos lotes, poderá ser claramente programada, de forma que se estabeleça o que será feito em concordância com a nova lei estadual de proteção dos mananciais.
Outra discussão pertinente é a conveniência de se arborizar mais o bairro, ampliar ou equipar praças e áreas verdes e de lazer.
Também é importante, e faz parte desse processo, registrar a história da formação do bairro dando destaque aos líderes que ajudaram a construí-lo, incluíndo cada família e cada morador.
Qual o resultado de todo esse trabalho?
Ao virar lei, o Plano Diretor de Bairro assegura os direitos do cidadão. Mesmo que o poder público resolvam não cumprir o que estiver estabelecido no Plano, o cidadão pode recorrer à justiça para defender seus direitos de morador do Jardim São Luiz.
Portanto, o Plano Diretor de Bairro não é um papel escrito e pintado que pode ser um dia engavetado por algum administrador insensível às reivindicações da população.
Como participar das pesquisas e das assembléias de elaboração do Plano Diretor de Bairro.
Serão realizadas pesquisas com a comunidade para levantar o que o morador acha que deve ser melhorado no Jd. São Luiz. Na primeira etapa, que já está em andamento, é feita uma pesquisa quantitativa para saber quantas famílias habitam cada lote, quantas casas e domicílios existem em cada lote e qual o número total de pessoas moram em cada lote.
Na segunda etapa, que se iniciará em seguida, será realizada uma Pesquisa Qualitativa. Nessa pesquisa, será levantado o que o morador deseja para o bairro. Essa pesquisa será feita por amostragem, com o equivalente a cinco por cento do total da população do bairro.
Cronograma da implantação do Plano Diretor de Bairro do Jd. São Luiz
· 20/10/07 – 1ª. Assembleia de Moradores para apresentação do Plano Diretor de Bairro.
A Assembleia aconteceu às 14 horas do dia 20/10/07 – Sábado, na EMEF Procópio Ferreira, localizada na Av. Fim de Semana, 527 – Jd. Casablanca. Participaram lideranças e moradores da Vila das Belezas, Jd. Casablanca, Jd. São Luiz, Jd. Brasília, Jd. Iracema, representantes do Instituto Lidas, o Arquiteto Urbanista Candido Malta, o Vereador José Pólice Neto e o Subprefeito Lacir Baldusco.
Nessa Assembleia foi criada uma comissão de moradores para acompanhar e participar de cada passo da implantação do Plano de Bairros do Jardim São Luiz.
São eles:
CARLOS DE OLIVEIRA - Revista do Govv
JOAQUIM DE LANA NETO (BRIZOLA) - Morador
JONAS CAMISA NOVA - Morador
MARCOS ACF DE ALMEIDA - Gabinete Deputado Rui Falcão
MARIA CECILIA DE LIMA (LURDES) - Associação de Moradores do Jardim Casa Blanca
MARIA CICERA M DA SILVA - Movimento de Moradia do Jardim São Luiz
MARIA LIMA DE ARAUJO - Casa dos Meninos
PEDRO VICENTE DE SIQUEIRA - Morador
SOLANGE APARECIDA SOARES COSTA - Associação de Moradores do Jardim Casa Blanca
VALDENICE RIBEIRO - Jornal Leitura do Bairro

· De 22 a 26/10/07 – Treinamento da equipe de pesquisadores.
As pesquisas serão realizadas pelos jovens integrantes da Casa dos Meninos.
· De 26/10/07 a 23/11/07 – Realização das pesquisas quantitativas e qualitativas.
· 08/12/07 – 2ª. Assembleia de Moradores – para apresentação do resultado das pesquisas e discussão das propostas.
· 2ª. Quinzena de janeiro (data a confirmar) – 3ª. Assembleia de Moradores – para definição do Plano Diretor do Jd. São Luiz.
Obs.: DATAS SUJEITAS A ALTERAÇÃO.

Jardim São Luiz na INTERNET

"SE FALTA ALGO É DIFÍCIL SABER O QUÊ"

O Jardim São Luís é um bairro em constante evolução.Com o passar do tempo o Jardim São Luís tem dado grandes passos no seu desenvolvimento, já se fala até em municipalização deste imenso distrito, pois ao compararmos com muitas cidades ele tem espaço e população para isso.

Utilidades Públicas do Jardim São Luis

Assoc. Comercial do Jardim São Luís - CONSEG
Tel: 5816-5777 / 3994 - Fax: 58194287

Fundação Julita Oficinas Início 09/01, inscr. até 23/12.
R. Nova do Tuparoquera, 117-Tel. 5851-0943 R. 117 / Carolina

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania
CIC-SUL - segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Tel: 5514 0182 ou 5514 5369

Prefeitura de São Paulo - Atendimento Tel.: 156
http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

Posto de Saúde Jardim São Luís
Tel: 5819-6582

Hospital Regional Campo Limpo
Tel: 5512-7650

92º Distrito Policial Pq Santo Antonio
Tel: 5511-8914

DENARC - Entorpecentes (Denúncias)
Tel: 0800-111718

Poupa-Tempo
Tel: 0800-171233

No Jardim São Luís

Encontramos, produtos e serviços existe sempre alguém para lhe atender.
Temos o CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO, o primeiro centro de empresas de grande porte, nacionais e multinacionais do Brasil, contamos com um Shopping Center subterrâneo onde existe várias agências bancárias, Correios, restaurantes finos, lojas de roupas e calçados etc.
Informações do Nosso Bairro:
Distrito: Jardim São Luiz
Estimativa Populacional em 2000: 239.161
Taxa anual de Crescimento: 1,79
Taxa anual de Natalidade: 24,62
Anualmente Migram para esse distrito: 3.612 pessoas

Estabelecimentos Comerciais
Total de Estab. Comerciais: 1.424
Na área de:
Agropecuária: 5
Extração Mineral: 3
Indústria: 251
Indus. Utilidade Pública: 4
Construção Civil: 76
Comércio: 590
Serviços: 495
Empregos
Média anual de Empregos no setor de:
Agropecuária: 7
Extração Mineral: 4
Indústria: 9.866
Indus. Utilidade Pública: 92
Construção Civil: 1.415
Comércio: 4.109
Serviços: 15.532

Ensino
Freqüência de estudantes em 1996: 205.381
Escolaridade com:
Menos de 1 ano de escola: 16.203
1º grau Incompleto: 114.386
1º grau Completo: 39.833
2º grau Completo: 26.513
3º grau Completo: 5.233
Anos de estudo não determinados: 3.213

Creches
Públicas: 25
Particulares: 8

Escola de Educação Infantil:
Pública: 8
Particular: 12

Estabelecimentos de Ensino Fundamental:
Estadual: 26
Municipal: 10
Particular: 9

Estabelecimentos de Ensino Médio :
Estadual: 13
Municipal: -
Particular: 6

Moradia
Residências Particulares: 54.761
Residentes em Favelas: 46.905
Moradores de Rua: 15

Saúde
Hospitais: -
Postos de Saúde: 9

Esperança de vida
Homens: 65,2 em anos
Mulheres: 74,7 em anos

Taxa anual de Mortalidade
Geral: 5,22
Infantil: 19,98
Óbitos anuais por:
Acidentes de Trânsito: 29
Homicídios: 179
Suicídios: 6
Outros (causas externas): 29
Aids: 20