sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AMA Especialidade Jardim São Luis

A AMA Especialidade Jardim São Luiz tem capacidade para cinco mil consultas por mês. O parceiro da Secretaria Municipal da Saúde na gestão desta unidade é a Organização Social Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim).

Ao lado do prédio da AMA do Jardim São Luiz, a AMA Especialidade já realizou 600 consultas desde o início de suas atividades, no último dia 14, divididas entre as várias especialidades: 100 de ortopedia, 131 de cardiologia, 75 de neurologia, 59 de urologia, 76 de endocrinologia, 56 de reumatologia e 103 vasculares. No setor de exames, foram realizadas 48 ultra-sonografias e 69 eletrocardiogramas.

Esta AMA Especialidade é o segundo equipamento de saúde do gênero a entrar em funcionamento na Zona Sul da Cidade - o primeiro foi a AMA Especialidade Capão Redondo. De acordo com a Coordenadoria de Saúde da Região Sul, as duas unidades permitiram reduzir o tempo de espera para a marcação de consulta de algumas especialidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais públicos da região. Um exemplo é a ortopedia, cuja espera de seis meses foi reduzida hoje para cerca de dois meses. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é que a instalação de mais unidades do gênero termine com a fila de espera nas principais especialidades.

Para ter acesso às AMAs Especialidades, o paciente precisa passar inicialmente por um clínico-geral da UBS ou da AMA. As AMAs Especialidades atendem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

AMAS Especialidades em funcionamento na cidade

AMA Especialidade Capão Redondo
Rua Comendador Santana, 774 - Capão Redondo - Zona Sul

AMA Especialidade Vila Bertioga
Rua Farol Paulistano, 410 - Alto da Mooca - Zona Leste

AMA Especialidade Texima
Avenida Marechal Tito, 6.577 - Itaim Paulista - Zona Leste

AMA Especialidade Jardim São Luiz
Rua Luiz Antonio Verney, 98 - Jardim São Luiz - Zona Sul

AMA Especialidade Santa Cecília
Rua Vitorino Carmilo, 599 - Santa Cecília - Centro

AMAs

A iniciativa de criar as AMAs Especialidades foi conseqüência também da receptividade da população ao modelo proposto pelas AMAs. Implantadas em 2006 para dar apoio às UBSs e aos Prontos-Socorros (PSs), as AMAs têm como principal finalidade facilitar o acesso da população a serviços de saúde de baixa e média complexidades, ajudando a desafogar o atendimento nas unidades que cuidam de outras especialidades, urgências e emergências. Como não há necessidade de marcar consultas, nas AMAs os pacientes têm atendimento rápido, sem aumentar a demanda nos hospitais, e facilidade para resolver problemas menos graves, como dores de cabeça, crises respiratórias e viroses.

Nas AMAs são feitas ainda coletas de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raios x. Quase a totalidade dos pacientes que chegam às AMAs é atendida e liberada no mesmo dia. Aqueles que apresentam quadros clínicos que exigem acompanhamento são encaminhados para especialistas em UBSs ou hospitais públicos. Ao todo, a atual administração já criou 115 AMAs, responsáveis por 1,2 milhão de atendimentos mensais.

Nenhum comentário: